Dossiê – COSTA RICA

Bandeiras dos Paises

Posição no comitê: Membro votante

Costa Rica é um país localizado na América Central, uma das democracias mais antigas do mundo. É o segundo país da América Latina que mais acolhem refugiados, superado apenas pelo Equador. Sua área é de 51.100 km² e sua população é de 4.301.712 habitantes, sendo cerca de 12.500 pessoas consideradas refugiadas. Possui o segundo maior IDH da América Central e é o sétimo maior da América Latina, além de ocupar o quinto lugar no Índice de Desempenho Ambiental (classificação das políticas ambientais dos países) mundial.

Costa_Rica_(orthographic_projection).svgNo país os refugiados tem direito a proteção internacional, livre circulação dentro do território, emprego remunerado, residência e educação pública. Esses direitos são adquiridos automaticamente assim que o cidadão é reconhecido como refugiado. Porém, grande parte dos refugiados acaba esperando mais de um ano para obter seus status de cidadão, e isso implica na limitação ao acesso às oportunidades de emprego, o que acaba tornando-se um círculo vicioso. Pois sem trabalho o refugiado não terá dinheiro para regularizar sua situação e reestruturar sua vida.

Coat_of_arms_of_Costa_Rica.svgO país em colaboração com o ACNUR, vem trabalhando na criação de locais apropriados para proteção de refugiados, além de serviços de integração local e criação de bolsas de empregos para essas pessoas. Desde 1990 os refugiados tem acesso a aulas de castelhano e contam também com assistência legal, social e psicológica.

Equipe ACNUR (2020)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s