Dossiê – LÍBANO

Bandeiras dos Paises

Posição no comitê: Membro votante

Líbano é um país localizado no Oriente Médio, berço da antiga civilização fenícia. Possui população de 3.971.941 habitantes, sendo essa composta por vários grupos étnicos e religiosos, como muçulmanos, sunitas e xiitas; cristãos ortodoxos, cristãos assírios, entre outros. Sua língua oficial é o árabe (dialeto libanês), mas o francês e o inglês também são falados no país. Beirute, a capital do país, é conhecida como “Paris do Oriente Médio” e o Líbano é muitas vezes referido como “Suíça do Oriente”, por sua diversidade e também sua economia.

Lebanon_(orthographic_projection).svg

Os refugiados representam 10% da população libanesa e parte considerável desses são palestinos e sírios. Os refugiados palestinos são auxiliados pelo UNRWA (United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees), enquanto os de outras nacionalidades são auxiliados pelo ACNUR, que tem todo o trabalho de cuidar das necessidades específicas dos refugiados; uma vez que o Líbano não possui nenhum programa legal para fazê-lo, o que deixa muitas vezes os refugiados vulneráveis a prisões, detenções e deportações.500px-Coat_of_Arms_of_Lebanon.svg

Apesar de haver vários campos criados para receber refugiados (especialmente sírios), fica cada vez mais difícil para o país receber mais pessoas, uma vez que já abriga muitos e a superlotação pode prejudicar os próprios refugiados existentes, que teriam mais dificuldade para conseguir emprego e conseguirem manter-se no Líbano.

Equipe ACNUR (2020)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s