Refugiado ambiental X Refugiado climático X Flagelado ambiental

 Conhecemos vários termos usados para designar aqueles que, por conta do meio ambiente em que vivem, são obrigados a abandonar seus lares. “Refugiados ecológicos”, “PAD” (Pessoa Ambientalmente Deslocada), “Migrantes ambientais”, são alguns dos exemplos. Mas afinal, existe alguma diferença entre esses termos?

Climate_refugees_scr

Refugiados climáticos são pessoas obrigadas a deixar seus lares por causa dos efeitos das mudanças climáticas, sejam estas naturais ou resultantes da ação humana. Exemplos dessas mudanças climáticas são: o aumento do nível do mar, enchentes, etc.

94195435

O grupo de refugiados climáticos está inserido dentro de outro grupo ainda maior, os refugiados ambientais. O termo “Refugiado ambiental” abrange não só vítimas de mudanças climáticas, mas também de todo tipo de catástrofe ambiental que force pessoas a procurar abrigo em outro país, incluindo erupções vulcânicas, tsunamis, e etc.. É o mais utilizado por ser mais “generalista” quanto o motivo que levou ao deslocamento.

26.06.2010AC7938Branquinha (Alagoas) - Estragos causados pela enchente do Rio Mundaú no muncípios de Branquinha. Cidade terá que ser reconstruída (Antônio Cruz

Por fim, temos também os “flagelados ambientais”. Estes também são vítimas de catástrofes naturais, mas de menores proporções. Não são considerados refugiados, pois não chegam a atravessar fronteiras. Geralmente são problemas de curta duração, como deslizamentos de encostas, secas e enchentes momentâneas, tornando possível que essas pessoas possam voltar a seus lares após o término das catástrofes.

Luiz Dias Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s