Tuvalu e os primeiros refugiados ambientais

De todo o globo, a região que necessita de uma resposta mais imediata à questão das mudanças no clima é a do chamado pacífico-asiático. Devido à suas características geográficas de baixa altitude em relação ao nível do mar, a região sofre com as inundações e com risco iminente de ter seu arquipélago “engolido” pelo oceano.

tuvalu

Tuvalu é uma ilha localizada no Pacífico próxima a Nova Zelândia, na Oceania. O país é considerado por muitos, o primeiro caso concreto de refugiados ambientais causados pelo aumento do nível oceânico no mundo. Os líderes do país foram pioneiros em tentar chamar a atenção da comunidade internacional para os perigos que as populações insulares do Pacífico correm com as alterações no clima. Considerado um país inexpressivo econômico e politicamente, os desafios para se fazer ouvir nos fóruns internacionais não são poucos.

afp_tuvalu_britian_royals_18Sep12-975x812

A Categoria de Acesso do Pacífico (PAC) é um acordo de imigração firmado em 2001, entre os governos de Tuvalu, Fiji, Kiribati, Tonga e Nova Zelândia, para que os refugiados ambientais possam ser realocados em um ambiente menos vulnerável. Cada país possui uma quota de cidadãos que podem ter uma residência garantida na Nova Zelândia a cada ano.  Após a recusa do governo australiano em aceitar quaisquer refugiados ambientais de Tuvalu, a Nova Zelândia concordou em aceitar a população inteira do país, composta por cerca de 11.000 tuvaluanos.

Vanessa Taboada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s