Dossiê – ÁFRICA DO SUL

Bandeiras dos Paises

Posição no comitê: Membro votante

A África do Sul é a maior economia do continente africano, está localizado no extremo sul da África e faz fronteira com Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Moçambique, Suazilândia e Lesoto. Possui uma área de 1.221.037 km² e sua população é de aproximadamente 50.586.757 habitantes. Por ser um país multicultural, possui onze línguas oficiais, apesar de o inglês ser o idioma mais utilizado para comércio e assuntos oficiais. É um país emergente e em 14 de abril de 2011 tornou-se parte dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).  550px-ZAF_orthographic.svg

O país é o principal destino para refugiados no mundo. Somente em 2010 recebeu 222 mil pedidos de asilos individuais. Estima-se que pelo menos 10% dos habitantes sul-africanos sejam estrangeiros, sendo que aproximadamente 5 milhões são refugiados políticos, estudantes e trabalhadores vindos de países vizinhos.

Na busca por refúgio, muitos africanos (principalmente vindos de Zimbábue) entram na África do Sul ilegalmente e isso eleva a taxa de desemprego do país e aumenta a competição no mercado de trabalho, o que por sua vez gera movimentos xenófobos contra os refugiados. Esses refugiados não possuem documentos e vivem em condições precárias, além de serem obrigados a viver com o medo de perseguição por parte da sociedade africana.

Coat_of_arms_of_South_Africa.svg

Contudo, no que se refere a refugiados ambientais, a Comissão de Direitos Humanos da África do Sul (SAHRC, em inglês) ainda está modificando sua política interna para receber e dar devido suporte aos refugiados ambientais do mesmo modo que as outras categorias são recebidas no país.

Equipe ACNUR 2020

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s