Sociedade Mundial: A opinião pública e os refugiados ambientais

rtetyeyty

Apesar de existirem a décadas, apenas recentemente os refugiados ambientais foram reconhecidos. Desta forma, os países e as Organizações Internacionais não puderam mais fechar os olhos para este problema, sendo freqüentemente pressionados pela sociedade civil mundial para a resolução desse problema.

O tema tem ganhado maior destaque na mídia, que cada vez mais mostrar o drama dos refugiados, suas condições de vida e problemas enfrentados pelos mesmos. A população,logo, se inspira e cada vez mais cobra uma resposta eficaz para a questão. Contudo, há um problema: Nem todas essas pessoas entendem a dimensão do problema.

hrtr5uyhr45

Por mais que todos queiram ajudar os refugiados, há muitos aspectos que devem ser levados em conta antes de simplesmente “mandar” essas pessoas para outro país. Países como a Austrália (assunto específico para outro post!) sofrem pressão de todos os lados para que aceitem refugiados, pois é claro, a potência regional do Pacífico-sul. Mas será que essas pessoas conseguiriam se adaptar à sociedade e aos padrões culturais australianos? Qual seria o custo, não apenas material, para a Austrália em manter essas pessoas em seu território? São questões muito mais complexas do que podem parecer.

ytryuruDe um lado temos a urgência de resolver essa questão, essas pessoas simplesmente não podem esperar muito mais! De outro lado, temos a dificuldade que os países têm (e provavelmente terão) de receber essas pessoas, assimilando-as às suas sociedades, mas sem destruir a cultura desses povos. Assim, a comunidade mundial aguarda ansiosamente pelo resultado dos debates que virão a ocorrer nos próximos meses; temendo os resultados incertos, mas com esperança de que as nações farão o melhor possível para salvar essas vidas.

Luiz Dias Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s