Espere o inesperado: Crises e Intervenções

Durante as discussões que serão realizadas nos dias de simulação, é possível que ocorram alguns momentos em que poucos delegados desejem se pronunciar, os discursos fiquem polarizados, ou percam o foco. Em situações como essa, dois dos recursos que podem ser utilizados são as intervenções e crises. São mecanismos usados para mudar o foco do trabalho de um comitê, alterar a conjuntura da realidade simulada, inserir novos elementos na discussão, esclarecer fatos, dados, conceitos ou dinâmicas que os delegados não parecem compreender plenamente, provocar maior tensão a fim de conseguir uma experiência mais rica.

Caso os diretores optem pelo uso desses recursos, o mais provável é que um mensageiro entre no comitê trazendo uma informação. A partir daí as discussões mudam imediatamente de rumo, em função dessas novas informações. Os interventores representam personalidades reais que levam informações ao comitê, cumprem formalidades ou possibilitam o contato com outro grupo ou Organização (normalmente na forma de discussões e sessões de perguntas e respostas).  É importante ressaltar que a intervenção ou crise podem ser usadas, mas não tem necessariamente que acontecer durante a simulação. Caso elas aconteçam, é importante estar sempre atento às informações, manter a calma e direcionar o foco das discussões para o assunto trazido à atenção do comitê.

  • Crise: Algo está acontecendo no mundo em tempo real que necessita ser solucionado imediatamente. Sejam civis com risco de morte, catástrofes naturais, invasões, sequestros, assassinatos, entre outros. O comitê é lacrado para que se solucione a situação, o mesmo só é reaberto após a solução da crise.
  • Intervenção: Um mensageiro entra no comitê trazendo uma informação. As discussões mudam, no mesmo momento, de rumo; em função das novas informações trazidas pelo mensageiro.

Letícia do Carmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s