Documento de Posição Oficial (DPO): Como fazer? Pra quê?

Para ajudá-los, segue aqui uma série de orientações acerca do Documento de Posição Oficial (DPO) que cada um de vocês deve entregar durante a revisão de regras nos dias do MINIONU. Vamos discutir mais detalhadamente como produzir esse documento. Lembrem-se, a redação de um bom DPO só é possível quando você já leu o Guia e buscou informações sobre o tema e a posição de sua representação.

O que é um DOCUMENTO DE POSIÇÃO OFICIAL?

Um Documento de Posição Oficial é um documento redigido pelo embaixador do país a ser representado para delimitar qual o posicionamento que aquele país tem em relação a questão a der debatida. O que ele defende, quem ele apoia, quais suas prerrogativas, o que seu país espera, como seu país se insere no comitê, etc.

Para que serve um DPO?

O Documento de Posição Oficial serve para orientar todos os delegados presentes no comitê. Nesse sentido, é a partir do DPO que todos os delegados podem ter acesso a posição específica de cada país dentro daquele comitê. Todos os delegados tem acesso ao DPO’s que estarão disponíveis na mesa durante a simulação.

Como escrever um DPO?

Escrever um Documento de Posição Oficial pode parecer complicado, especialmente para delegados iniciantes. Entretanto, com uma boa pesquisa e a dedicação de certo tempo e atenção à tarefa, seu DPO ficará excelente!

O padrão de DPO do MINIONU tem apenas uma página, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Seu documento deve incluir uma breve introdução, seguida de uma exposição detalhada da posição de sua representação durante os debates. Um bom Documento de Posição Oficial não contém apenas fatos e informações, mas também sugestões ou idéias sobre como deve ser a resolução do comitê (obviamente, você deve citar apenas suas expectativas com relação à resolução).

Ademais, tente responder no DPO algumas das perguntas propostas pelo seu diretor no Guia de Estudos. Dessa maneira, sua posição fica ainda mais clara e você consegue se orientar melhor na definição de suas estratégias de negociação.

Quais são os elementos que um bom DPO deve conter?

Caros, para que vocês tenham em mente o que colocar no DPO, segue uma breve lista de informações que fazem com que seu texto atenda às expectativas da equipe MINIONU. Não se desespere se não conseguir incluir todos esses elementos, mas faça o possível para incluir pelo menos a maioria deles.

  • O cabeçalho deve conter o nome do delegado, o colégio, o brasão do país ou a logomarca (no caso de Organismos Internacionais);
  • Breve introdução da posição do seu representação e da história da mesma no que se refere ao tema abordado;
  • Como o assunto do comitê afeta sua delegação;
  • As políticas adotadas pela sua representação no que se refere ao tema do comitê e, se possível, uma breve justificativa para essas políticas;
  • Citações de falas de líderes do seu país sobre o assunto a ser discutido;
  • Estatísticas que apóiem a posição do seu país com relação às discussões;
  • Ações tomadas pelo seu governo/representação no que diz respeito ao tema do comitê;
  • Convenções ou resoluções que sua representação assinou ou ratificou;
  • Ações de organizações internacionais apoiadas pela sua delegação, bem como ações vistas “com maus olhos” pela sua representação;
  • O que o seu país acredita, objetivamente, que deve ser feito para lidar com o problema proposto pelo comitê;
  • O que o seu país espera ser incorporado na resolução do comitê;
  • Como a posição dos outros países afeta a posição e as políticas de sua delegação.

Lembre-se: você não precisa incluir todos esses tópicos. Entretanto, quando você não conseguir a informação específica sobre algum deles, tente fazer inferências a partir de notícias, declarações e princípios de política externa.

Segue o link, de um exemplo, da estrutura do DPO: http://pt.scribd.com/doc/30762968/MODELO-DE-DPO

Equipe ACNUR (2020).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s