DICAS: Como falar em público?

Discurso-Martin-Luther-King

Discurso “Eu tenho um sonho”, proferido pelo ativista Martin Luther King Jr., durante a Marcha de Washington.

Falar em público é uma das mais importantes habilidades para o delegado do MINIONU. Ele precisará defender a posição de sua representação, construir consensos e formular resoluções e recomendações. Normalmente o tempo de discurso de cada delegado será dado pela mesa diretora de seu respectivo comitê. No entanto, os delegados poderão propor moções para aumentar ou diminuir o tempo dos discursos.

Haverá muitas oportunidades para se falar no comitê durante o MINIONU. De modo geral, salvo os comitês que forem regidos por regras específicas, a mesa manterá uma Lista de Oradores para aqueles que desejem proferir discursos formais. Haverá a possibilidade de debates informais. No entanto, recomenda-se que, mesmo nessas situações, se mantenham os princípios da fala em público.

Muitos delegados temem falar em frente a grandes grupos. A melhor forma de lidar com tais situações é fazer uma boa preparação. Portanto, os delegados devem pesquisar de modo exaustivo sobre a posição dos países e acerca dos pontos que desejam incluir em uma resolução. Em uma palavra, se o delegado vem bem preparado para seu comitê, ele terá disposição na fala e transmitirá confiança aos seus pares.

COMO FAZER UM DISCURSO DE ABERTURA

  • Primeiro, agradeça a presidência da mesa dizendo “Obrigado Sr./Sra./ Presidente…”
  • Faça um breve histórico sobre o assunto e sua relação com o país representado.
  • Elabore sobre os efeitos atuais que o tema causa em seu país.
  • Forneça a posição de seu país sobre o tema. Agregue uma justificativa de tal posição levando em conta a economia, política, religião, etc. de seu país.
  • O delegado poderá explicar como a posição de seu país se relaciona com a de outros membros, com as grandes potencies, blocos regionais, etc.
  • Aponte ações já tomadas pela ONU.
  • Apresente idéias para resolução, reforçando os objetivos de seu país para em tal resolução.
  • Indique aos membros do comitê se seu país está disposto a negociar.

COMO FALAR DURANTE O DEBATE

  • Novamente, agradeça a presidência da mesa.
  • Encoraje a colaboração entre os membros do comitê com proposições construtivas.
  • Ao se referir as falas de outros delgados, você pode indicar apoio ou recusa de determinadas posições.
  • Apresente idéias para a constituição de resoluções ou recomendações.
  • Explique o porquê de seu país apoiar ou não determinada proposta de resolução.

ALGUMAS DICAS

Preparação: Decida como você se sente mais confortável ao falar. Você pode usar seu DPO como discurso de abertura ou relacionar alguns tópicos fundamentais. Com o tempo, você se sentirá mais confortável para falar sem o auxílio das notas ou textos de apoio. Se pretender usar sentenças ou palavras que não lhe são familiar, confirme a pronúncia e o significado antes de proferi-las.

Pratique: Ensaiar o discurso é a melhor forma de aprimorar sua habilidade de falar em público. Tente faze-lo junto a um professor, amigo ou colega de simulação. Quando ouvir um discurso, critique-o de modo construtivo. Se receber críticas, use-as como ferramenta para aprimorar sua habilidade.

Leve em conta seu público: Faça seu discurso de modo apropriado a idade e experiência da audiência. Lembre-se que o início do discurso deve captar a atenção dos ouvintes e fazer com que eles queiram ouvir mais.

Elimine palavras desnecessárias: Palavras como “é..”, “ok”, “né”, “então”, dentre outras, podem distrair a audiência e desvia-los do real objetivo.

Use pausas em seu discurso: Momentos de silêncio entre sentenças podem ser uma ferramenta importante. Pausar após uma sentença é importante ou antes de responder uma questão ajuda a manter a atenção da plateia. Ainda, uma pausa pode lhe propiciar tempo para formular sua próxima sentença.

Respiração: Tente respirar usando seu diafragma. Se você respire corretamente, verá o movimento de seu abdômen a cada respiração. Tente inspirar e expirar completamente

Mantenha o Ritmo: Não fale muito rápido, nem muito devagar. Lembre-se de não cair na comum tentação de falar em ritmo muito acelerado.

Escolha uma postura correta: Cuide para que você não assuma uma postura que desvie ou desvirtue a atenção da plateia. Mantenha a postura ereta, relaxe os ombros, pise firmemente e mantenha os joelhos levemente separados, isso irá ajudar a comunicar segurança.

Projete sua presença: Falar em tom médio e baixo pode ajudar a projetar autoridade, mas certifique-se de que você está sendo ouvido. Concentre-se na fala com entusiasmo e energia.

Gestos: Você pode tirar vantagem de gestos e expressões feitas com seu rosto, mãos, braços e corpo. No entanto, preste atenção para não exagerar e distrair o público.

Comunique com seu público: Procure não ler suas anotações, apenas faça rápidas conferências para ajudar a manter a linha de pensamento. Deste modo, você poderá manter contato visual direto com as pessoas de sua platéia.

Não tergiverse: Fale de modo conciso de modo que a platéia não perca os argumentos principais em favor de detalhes sem importância. Tente não falar ‘em círculos’, vá direto ao ponto mais importante.

Seja Positivo: Ao invés de criticar negativamente outro ponto de vista, faça considerações construtivas, propondo alternativas.

Equipe ACNUR (2020)

Fonte: <http://csnu13minionu.wordpress.com/2012/09/23/regras-de-debate-como-agir-ao-longo-da-simulacao/>. Acesso em: 16 set. 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s