Dossiê – KIRIBATI

Bandeiras dos Paises

Posição no comitê: Membro observador

O Kiribati é um país localizado no centro-leste da Oceania, no oceano Pacífico. Possuir território de 849 km² (apesar de apenas uma pequena parte deste ser terrestre) e sua população é de cerca de 100 mil habitantes, sendo 98% destes kiribatianos e 2% de outras nacionalidades e etnias. Possui idioma próprio, chamado de gilbertês ou Quiribati (Kiribati), que também é falado nas Ilhas Salomão, Ilhas Marshall, Tuvalu, entre outros países da região.

LocationKiribatiÉ um dos países da região mais ameaçados (provavelmente o que se encontra em pior situação) pelo aumento do nível do mar. Seu ponto mais alto está situado a apenas 81 metros acima do nível do oceano. O aumento do nível do mar não só provoca a erosão de suas terras costeiras, como também causa a contaminação de sua água potável. Com todos os seus problemas climáticos a expectativa é de que as ilhas sejam engolidas pelo mar em menos de sessenta anos.

299px-Coat_of_arms_of_Kiribati.svg

Desde a última década o país já tem como objetivo a migração dos kiribatianos para outras terras, mas com o passar do tempo essa preocupação vem aumentando e tornando-se prioridade na agenda de governo. Apesar de ser um número relativamente pequeno de pessoas, estas deverão recomeçar suas vidas e adaptar sua cultura à do país que os receberem.

Equipe ACNUR (2020).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s