Dossiê – PNUMA

70Posição no comitê: Membro observador

Tendo como principal objetivo manter o meio ambiente global sob contínuo monitoramento, em 1972 foi criado o PNUMA, Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. A agência é a principal autoridade global no que diz respeito às questões ambientais, sendo responsável por promover a preservação do meio ambiente e uso sustentável de recursos. O programa concentra-se em fornecer liderança ambiental nas quatro áreas de destaque na resposta internacional à mudança do clima: adaptação, mitigação, ciência e divulgação.

Também é função do PNUMA alertar a população sobre problemas e ameaças ao meio ambiente, além de recomendar medidas e soluções que visem à melhora da qualidade de vida da população, sem comprometer os recursos das gerações futuras. A agência tem sede no Quênia, na cidade de Nairóbi, e ainda possui escritórios regionais na América Latina e Caribe, América do Norte, Europa, África, Ásia e Pacífico e na Ásia Ocidental.

foto10int-102-pnuma-a17

Sede do PNUMA em Nairóbi, Quênia.

Uma das principais áreas de atuação do PNUMA diz respeito às mudanças climáticas, onde o programa atua visando facilitar a transição da sociedade para uma economia de baixa emissão de carbono, melhorar o conhecimento científico a respeito das mudanças no clima, construir capacidades para adaptação do planeta a essas mudanças e aumentar o conhecimento público a respeito desse desafio global.

O programa tem mais de 25 anos de experiência em estudos relacionados às alterações no clima e ajudou a estabelecer o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Ofereceu suporte à discussão e negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O PNUMA trabalha ainda concentrando esforços para que os Estados reduzam as emissões de gases causadores do efeito-estufa, promovendo o uso de energia renovável e melhoria da eficiência energética. A agência tem uma longa experiência de trabalho em conjunto com o setor privado, a sociedade civil, governos, Organizações Internacionais e outras entidades da ONU.

Equipe ACNUR (2020).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s